O desenvolvimento e a evolução das funções específicas como: a linguagem oral, esquema corporal, percepção auditiva e visual, orientação espacial e temporal, lateralidade, análise e síntese, coordenação motora e a memória cinestésica são extremamente necessárias à preparação para a alfabetização, por serem elas as menos conhecidas e as quais mais frequentemente se relacionam com sérios problemas que envolvem os distúrbios de aprendizagem.
A prontidão para aprender é a soma das características que facilitam ou retardam a aprendizagem. Alguns fatores característicos e importantes para esta são: a maturação, as experiências passadas e a motivação.
- Aquisição de fatos, conceitos e significados que servirão posteriormente para distinção entre os fatos reais e os imaginários.
- Coordenação visomotora para a reprodução de figuras geométricas simples, recorte, colagem, desenho e modelagem de objetos e cópia de seu próprio nome, do colégio e data.
- Coordenação auditivo-motora para exercícios caligráficos ritmados, executando as ordens contidas numa história.
- Discriminação e memorização visual para reconhecer diferenças e semelhanças (no traçado, grandeza e posição, utilizando desenhos e objetos e nos esquemas visuais de frases e palavras).
- Observação de gravuras isoladas ou como cenas de uma história.
- Capacidade de ouvir com atenção.
- Discriminação auditiva para reconhecer o som das palavras que rimam e completar com palavras adequadas.
- Capacidade de pronúncia.
- Capacidade de reprodução motora e gráfica de movimentos.
- Maturidade emocional e social.
- Fatores físicos de saúde.
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